segunda-feira, 14 de março de 2011

OPERARIADO

O êxodo rural provocou um excesso de mão -de-obra nas cidades,o que fez baixar os salários e levou a que muitos operários aceitassem trabalhar,em más condições, e durante 15 o mais horas por dia .
O proletariado trabalhava em fábricas com más condições de higiene e segurança e vivia em casa insalubres,húmidas e mal iluminadas.Foi neste ambiente que nasceu e se desenvolveu o movimento operário e sindical e se desenvolveu as ideias do socialismo.
Em 1836, desencadeou-se uma crise industrial e comercial que lançou à rua milhares de operários. Organizou-se então a Associação dos Operários para a luta pelo Sufrágio Universal. Sufrágio foi o fim do voto censitário para todos os homens, (mulheres ainda não podiam votar). No ano seguinte essa associação elaborou uma extensa petição (Carta do Povo) para ser enviada ao Parlamento; surgiu o movimento denominado cartismo. Reivindicava-se o Sufrágio Universal, a igualdade dos distritos eleitorais, a supressão do censo exigido dos candidatos do Parlamento (que limitava essa possibilidade somente á burguesia rica e à nobreza), voto secreto, eleições anuais e salário para os membros do Parlamento (antes, somente os ricos possuíam condições de exercer a atividade política sem receber).

Sem comentários:

Enviar um comentário